jump to navigation

Plant vs Zombies 2 17/07/2013

Posted by Rafael Raposa in Uncategorized.
trackback

pvz2

Fala galera boniiiita!!
Amo todos vocês, mas post rápido porque todo mundo merece descansar.

pvz5
Daqui a pouco a querida PopCap vai lançar seu próximo blockbuster AAA (ou quase): Plants Vs. Zombies 2. O original foi um sucesso gigante, apesar de não ser nenhum Assassin’s Creed. Ele é um jogo bem simples, desenhado principalmente pra jogadores casuais em plataforma mobile. Porque você deveria se importar com isso? Porque a PopCap deu uma aula em como fazer uma sequência direito.
O primeiro Plants Vs. Zombies (ou PvZ) tinha um conceito bem simples: você, como jardineiro badass que é, usa plantas para afastar zumbis que querem comer seu cérebro. Ele é um tipo de tower defense, muito bem executado devido exatamente a sua simplicidade. Não é um jogo para ser levado a sério (venhamos e convenhamos, são plantas e zumbis), é um jogo que é divertido e alegre, com animações bonitinhas e uma trilha sonora ocasionalmente sencacional.

Plants-vs-Zombies-2-4
O segundo expande exatamente nessa ideia. Em vez de ter criado alguma mania de grandeza, a PopCap deu mais do que fez o primeiro ótimo. As animações estão melhores e mais bem cuidadas do que nunca (mesmo as de plantas pré-existentes), a trilha sonora está melhor acabada, e o jogo se leva menos a sério do que nunca. Tudo é mais engraçado e mais vivo, e isso dá uma sensação de leveza que te permite jogar horas a fio sem cansar.

151225-o

Outro fator muito importante: a monetização do jogo. Plants vs. Zombies era um dos jogos mais vendidos em qualquer plataforma móvel, então porque não manter o preço baixo e os DLCs (in-app purchases) do primeiro? Porque a PopCap achou melhor deixar o jogo grátis de vez. E esse sistema free-to-play tem grandes chances de funcionar para a empresa, pois existe muita coisa para destravar dentro do jogo. A quantidade de conteúdo comprável do original já era considerável, e a companhia já disse que quer manter os DLCs bem ativos. Coisas como minigames novos, plantas mais fortes exclusivas, ou mesmo destravar fases mais cedo são compras que garantidamente te dão horas a mais de aproveitamento, o que é muito bem vindo depois que você já cansou de zerar a campanha 10 vezes. Não que a campanha seja pequena: PvZ 2 é dividido em 3 mundos, cada um com umas 50 fases. Isso não é um FPS tentando te extorquir. É um jogo grande que sabe que não pode ser jogado para sempre te oferecendo novo conteúdo para manter a experiência fresca.

151220-o
Se você não curte jogos casuais, não se preocupe. O objetivo não é te convencer a baixar Plants Vs Zombies 2, e sim mostrar que esse é um exemplo excelente de como uma companhia deveria fazer uma sequência segura e certa de ter sucesso. PopCap, lançando essa sequência, tá dando uma aula pra galera. Isso aí, EA, to falando contigo e com seus amiguinhos.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Fala'e

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: