jump to navigation

Aquele Momento Constrangedor 01/07/2013

Posted by fofao1307 in Uncategorized.
Tags: , , , , , ,
trackback

Estamos todos chateados com sua ineptidão Don

Me lembro de 2 ou 3 momentos tão constrangedores quanto a carta aberta que a microsoft escreveu semana passada dizendo que não iria retirar todas as restrições inicialmente colocadas em seu Xbox One. Constrangedor por que provou a opinião que eu sempre tive da empresa, ela é mentirosa e acha que os usuários devem ser arrastados chutando e berrando para um futuro que ninguém quer. É a politica do “você não sabe o que você quer, nós sabemos” e por mais que isso funcionasse como uma luva para Steve Jobs ( por mais que o cara seja polêmico ele realmente sabia como agradar os seus usuários), para a microsoft não funcionou muito bem.

O que mais me impressionou é que as pessoas ainda não perceberam que não foi a pressão popular ou as inúmeras matérias negativas da imprensa que fizeram a microsoft voltar atrás, quem fez a microsoft voltar atrás foi esse cara aqui :

Sim senhoras e senhores, Jack Tretton em uma jogada espetacular da Sony fez com que a microsoft começasse  essa geração ( que por sinal nem começou ) já correndo atrás do prejuízo. A sony , ao contrário do que a internet fez parecer, não é o cavaleiro defensor dos gamers, ela é somente uma empresa que finalmente teve uma estratégia brilhante cortando a microsoft em todas as investidas.

Tudo começou quando a sony anunciou o PS4, foi um evento totalmente voltado a gamers, com muitos jogos e poucas informações realmente importantes como preço, drm, jogos usados. Ninguém achou estranho a Sony encher linguiça com as especificações de hardware do console ? eu achei, e isso já era parte da estratégia deles. Quando a sony fez isso ela forçou a microsoft a fazer seu próprio evento e falar sobre essas questões nele.

Percebam que todas as empresas foram muito rápidas em dizer que não sabiam das restrições da microsoft quando a coisa começou a feder. Quanto a isso só tenho uma coisa a dizer : Meu cú que não sabiam. Esse negócio de console com DRM foi um dos maiores lobbys que deve ter existido na história da industria, qual a melhor maneira  de gerar mais dinheiro sem investir um centavo sequer? A resposta mais lucrativa seria a de destruir o mercado paralelo.

E por que não ? no passado aceitamos online passes, Always Online e DRM o que indicava que não aceitaríamos isso ? Pois é, só que dessa vez a galera se revoltou e com razão, as publishers viram a negatividade disso tudo e ficaram quietinhas dizendo que não tinham decidido seus planos ainda , não decidiram seus planos 5 meses antes do lançamento do console? Tá bom vai…

A microsoft se fudeu sozinha, ela bem que tentou soltar uns boatos de que as publishers haviam pedido pra ela colocar as restrições mas a moda não pegou. O Malvado da vez era a microsoft , com a colaboração genial do Don Mattrick que defecava pela boca a cada 5 minutos que deixassem ele falar. Inclusive esse aí falou tanta merda que deixou a microsoft para ir trabalhar na Zynga.

Enquanto isso o que fez a Sony ? Ela acumulou o apoio da mídia E o apoio popular e destruiu toda e qualquer credibilidade do seu adversário. Caros leitores dos meus textos, você acredita mesmo que a Sony não tinha uma estratégia de DRM parecida até ela perceber que poderia dar o pulo do gato em cima da M$ ? E alem disso tudo o PS4 só é mais barato que o One pois a sony silenciosamente cortou a câmera de vir junto com o console FATO QUE FOI REPORTADO PELOS LOJISTAS.

A microsoft tinha duas opções, ou ela retirava as restrições a contragosto( e isso não teve nada haver com sua revolta, posso te garantir) ou ela arriscava que todo pai de família que entrasse na gamestop pra comprar um novo videogame ouvisse o seguinte diálogo do vendedor .

“ Boa tarde, eu quero comprar um novo videogame para meu filho, devo escolher o PS4 ou o One ? “
“ Olha meu senhor, os dois são muito bons mas devemos te avisar para evitar futuras reclamações que o Xbox restringe os aspectos X,Y e Z. E ah, se você não tiver internet na sua casa vai ser difícil joga-lo, e o Ps4 também é mais barato.

O cara pode não entender muito de tecnologia mas ele vai sacar que o ps4 parece mais simples e econômico e isso a microsoft não podia permitir. Era melhor admitir a derrota do que passar por essa situação, e foi o que a microsoft fez mesmo sendo extremamente rancorosa a respeito. Que tipo de carta de desculpas aos fãs( se você não entendeu aquilo era um pedido de desculpas ) termina com “ mas vocês não entenderam a nossa visão e o quanto ia beneficiar a indústria, havia grandes planos e mimimi”

Ora, tenha dó ! que tipo de industria parte do princípio que para resolver os problemas que ela mesmo criou é necessário terminar com as liberdades individuais como consumidor ? Isso é abusivo, é errado e sequer é uma solução. Quer uma solução para jogos usados ? é conhecido que dos 60 dólares que um jogo custa para ser feito 25 são entregues a gamestop e com o custo de capa/manual/blu-ray.

Então por que não lançar o mesmo jogo na PSN por 40 dólares ? Por que ganhar 5 dólares ao invés dos 25 que vão para a gamestop não é tão atrativo assim.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Fala'e

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: