jump to navigation

A Redenção da Microsoft 19/06/2013

Posted by vinivendra in Uncategorized.
trackback

Há alguns dias, tivemos a E3, em que aconteceram duas coisas notáveis: a Microsoft mostrou ao mundo seus planos para o XBox One, que incluíam restrições no modo de emprestar e vender jogos usados e a necessidade de uma conexão diária com a internet; e a Sony mostrou os seus planos, que envolviam um pensamento muito mais liberal sobre essas questões, mantendo o sistema da geração passada.

O novo método de compartilhamento de jogos da Sony. Exclusivo para CDs.

O novo método de compartilhamento de jogos da Sony. Exclusivo para CDs.

Isso, junto ao fato de que o PS4 custará $400 e o XBone $500 (muito caro, mesmo para padrões americanos) gerou uma popularidade considerável para o lado da Sony. Enquanto na geração passada a disputa entre as duas empresas estava acirrada, esta geração estava vendo até os fanboys mais intensos do XBone tendendo para o seu rival. Isso foi o suficiente até para tornar pequenos anúncios menos populistas, como  a nova assinatura paga de multiplayer online da Sony (estilo XBox Live Gold), irrelevantes.

http://www.google.com/trends/explore?q=Xbox+One%2C+Xbox+720%2C+PS4#q=Xbox%20One%2C%20Xbox%20720%2C%20PS4&date=today%203-m&cmpt=q

XCaixa Um vs. Estação de Jogo 4

Como os consoles não foram lançados fica difícil fazer pesquisas de popularidade, mas podemos consultar os dados do google: durante a semana da E3, as buscas relacionadas com o PS4 foram mais de o dobro do XBox. E não só nas pesquisas, basta ver qualquer fórum ou site de notícias: a tendência para o lado Sony estava grande.

Por isso, hoje mesmo mais cedo, a Microsoft anunciou que quer de redimir com os jogadores, e por isso está removendo todas as restrições de jogos usados/emprestados e a necessidade de conexões diárias. Segundo Don Mattrick (o bam-bam-bam do XBox) “eu e meu time […] ouvimos o feedback [dos fãs] e gostaríamos de agradecer a sua ajuda para mudar o futuro do XBox”.

A Caixa de 500 dólares

A Caixa de 500 dólares

Algumas restrições ainda vão ser mantidas, mas são muito mais compreensíveis: um jogo comprado pelo CD só pode ser jogado com o CD no console; se for comprado online, não pode ser compartilhado. Quanto à conexão, ela será necessária apenas uma vez na primeira configuração do console, e depois nunca mais. Basicamente, esses sistemas vão ser mantidos assim como são hoje com o XBox 360.xbox-one-controllers

A Microsoft nesse ponto até deu sorte: seu console ainda não tinha sido lançado, então as pessoas ainda não compraram PS4s e ainda têm tempo de voltar. Mas foi bom por mostrar a esse mundo que nem toda medida corporativa pode ser enfiada goela abaixo, que mesmo as empresas mais seguras com os fanboys mais empenhados correm riscos quando forçam demais. Se isso vai ser suficiente para equilibrar a disputa novamente, depende do que vier nos próximos meses. Apesar disso, o preço ainda é uma desvantagem considerável para a XCaixa, e eu ainda não vejo vantagens significativas que valham os 100 dólares a mais.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Fala'e

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: